sábado, 21 de fevereiro de 2015

Ode ao Recife

A música Ode ao Recife, de autoria de João Araújo e Nuca Sarmento e interpretada pelo próprio Nuca Sarmento e grupo Voz do Capibaribe, homenageia a cidade do Recife e o seu espírito boêmio, que sempre realiza belas serenatas, regadas de choros, sambas, frevos e muito lirismo. 

A cidade transborda musicalidade e poesia através dos seus diversos bares, bairros e paisagens. Em especial, Ode ao Recife faz referência a alguns desses pontos, como por exemplo: o Teatro Mamulengo (Rua da Guia), o Bairro de Santo Antônio, a Rua da Aurora, o Bairro de Casa Forte, o Marco Zero (no Recife Antigo), o Cais José Estelita, entre outros.

Você pode escutar a gravação da música no link do Youtube a seguir.




Ode ao Recife 
(João Araújo e Nuca Sarmento)

Eu sou da lua
Sou da madrugada
Minha alvorada
Vem no anoitecer

Sou mamulengo
Dessa serenata
Que no Recife
Nunca vai morrer

Com um arsenal
De poesia e vida
Eu levo a vida
Como deve ser

Serenidade
De pierrot num palco
Animação
De arlequim que vê:

Que no Recife, ainda existe uma horda
De bons boêmios como nunca mais
Rua da Guia, Santo Antonio, Aurora,
De Casa Forte, a noite chega ao Cais

Eu sou amante de Estelita e Glória
Se por acaso o rei maltrata a flor
O Marco Zero do meu peito aflora
Capibaribe irriga com o amor

Outros Contatos

Veja Links para matérias de João Araújo:

- Um itinerário crítico para o imaginário de Mafalda Veiga:
Decomposição de um cancioneiro através da imaginação da matéria
in Germina - Revista de Literatura e Arte. (link para o artigo)