domingo, 22 de fevereiro de 2015

Celestial

Celestial foi um choro composto a 3 mãos: por João Araújo, Francisco Fidelis e Adalberto Cavalcanti. A canção foi depois gravada pela cantora Kelly Rosa no seu CD Flor Amorosa. A música versa sobre temas como o processo criativo, a criação e sentimentos como o amor. Foi composta num período em que morei no Bairro da Várzea, Recife. Eu e Francisco Fidelis (violonista) éramos vizinhos e colegas no Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco. Naquele tempo, eu estava envolvido na finalização da minha Tese de Mestrado em Física Teórica e, paralelamente, tinha várias discussões com Fidelis a respeito da Ciência e da Arte. Foram tempos muito produtivos e enriquecedores. No link abaixo, você pode escutar a música Celestial.



CELESTIAL (Choro)
João Araújo, Francisco Fidelis e Adalberto Cavalcanti

A luz, essa luz inspiração
Me traduz a sensação
De abraçar o teu calor

Paixão invadiu e me tomou
Na sonora tentação
De gerar uma canção de amor que vem
E traz toda paz ao peito meu
Suaviza a solidão
Vai, expulsa a razão 
E o sentimento extingue a dor
Vem e instala esse amor
Pelas coisas dessa vida
Que minh’alma acalentou 

Tem dias em que a vida se desfaz
Como as pétalas de uma flor
Que o tempo entristeceu
Mas não venceu
Pois uma força bem maior
Mora fundo além do tempo,
Dos olhares da razão, sim,
Paixão… criação… esse dom que seduz…
E traz a luz que invade o peito triste
A alma em riste
Afasta o mal
E o ser se faz celestial

Outros Contatos

Veja Links para matérias de João Araújo:

- Um itinerário crítico para o imaginário de Mafalda Veiga:
Decomposição de um cancioneiro através da imaginação da matéria
in Germina - Revista de Literatura e Arte. (link para o artigo)