Produção Bibliográfica

Fließende Verflechtungen

Com o livro Fließende Verflechtungen João Araújo reúne alguns dos seus contos (escritos em língua alemã). A ideia central por trás do título é a de ser uma coletânea de histórias de mosaico líquido. Ou seja, o autor propõe histórias dentro de histórias com um colorido diversificado que vai desde a biografia de uma partícula atômica a uma viagem interestelar. A liquidez da matéria literária multiplica-se e forma a imagem de um rico mosaico, onde as partes unidas compõem um universo bem mais amplo. O livro conta ainda com uma série de ilustrações de autoria da artista plástica Jamile do Carmo. Veja abaixo um trecho do Prefácio da obra:
“Em sua obra: Fließende Verflechtungen, João Araújo nos surpreende com mais uma inteligente criação envolvendo inquietantes questões existenciais da contemporaneidade. Físico, músico e escritor, com trabalhos já premiados, seu talento polivalente revela-se também na síntese entre arte e ciência, o que demonstra saber fazer como poucos. Tratando de temas complexos que vão desde indagações científicas à condição humana atual, o autor personifica estes elementos num divertido jogo de percepção. E é dominando uma linguagem simples e bem humorada que consegue dar leveza a questões de teor profundo, conferindo-lhes transparência através de suas metáforas. Uma transparência que faz jus ao "caráter líquido" de seu mosaico.” por Jamile do Carmo Staniek, Professora de português, autora e artista visual, Friedrich-Alexander Universität – Erlangen.

Ficha Técnica:
Título: Fließende Verflechtungen (João Araújo)
Projeto Gráfico: Iêda Alcântara
Ilustrações: Jamile do Carmo
Revisão: Holm Pingel
Cidade/País/Ano: Heroldsbach, Deutschland, 2019
Edição: GIRABRASIL UG
ISBN: 978-3-9821276-1-3



--o--

Pandeiro Workshop



Pandeiro Workshop é uma iniciação ao universo fascinante do instrumento musical mais popular do Brasil: o pandeiro. Elaborado numa edição bilíngue (português e alemão), o livro propõe uma série de exercícios e exemplos de células rítmicas para diversos gêneros musicais como o samba, o choro, o baião entre outros. O livro é ricamente ilustrado com imagens do instrumento e das mãos em diversas posições e perspectivas, o que facilita o aprendizado e a assimilação. Entretanto, mais do que um manual prático sobre as técnicas de se tocar o pandeiro, o livro também oferece ao leitor um revelador conteúdo histórico introdutório e um glossário rico que esclarece verbetes importantes sobre a cultura brasileira.

 Este livro foi o resultado de anos de prática com o pandeiro, realizando concertos e shows com várias bandas, orquestras e artistas mundo afora. Ao longo da sua trajetória, João Araújo também teve a oportunidade de observar alguns dos grandes mestres deste instrumento no Brasil. O autor espera que consiga passar ao leitor um pouco do seu entusiasmo e experiência por este instrumento apaixonante.

Ficha Técnica:
Título: Pandeiro Workshop (João Araújo)
Projeto Gráfico: Iêda Alcântara
Fotos: Carolina Araújo
Gestaltung Cover: Carolina Araújo
Revisão: Holm Pingel
Cidade/País/Ano: Heroldsbach, Deutschland, 2019
Edição: GIRABRASIL UG

ISBN: 978-3-9821276-0-6

--o--


Os Destinos de Sofia
(obra vencedora do Concurso Nacional de contos "3° Prêmio Agostinho de Cultura")

Ficha técnica: 
Título: Os Destinos de Sofia
Autoria: João Araújo

Projeto Editorial: Magali Berggren Comelato
Projeto Gráfico: Paula Leite
Ilustrações: Paulo R. Masserani
Revisão: Lara Milani 
Cidade/AnoAmericana, SP/2013
Edição: Editora Adonis
ISBN: 978-85-7913-155-4



--o--


As Cidades, os Castelos e a Onda
imagens, diagramas e metáforas entre Calvino, Escher e Bohr



Ciência e Arte são duas actividades monumentais da cultura através das quais o ser humano exercita a sua capacidade de compreensão e explicação do mundo. Apesar de distintas, será possível pensar um cruzamento entre os métodos utilizados por cada uma dessas actividades? Será possível importar um objecto da Matemática como ferramenta auxiliar na análise de uma obra literária? Será coerente fazer uso de uma narrativa para melhor se perceber a noção de “pacote de ondas de Fourier” utilizada pela Teoria Quântica Ortodoxa? Neste volume, apresentamos quatro ensaios que se atrevem a esse cruzamento e se apresentam como uma compreensão alternativa de objectos provenientes de áreas aparentemente tão distintas como a Literatura, a Física, as Artes Visuais e a Matemática.

Ficha técnica: 
Título: As cidades, os castelos e a onda. Imagens, diagramas e metáforas entre Calvino, Escher e Bohr
Autoria: João Araújo
Coleção: A Imagem na Ciência e na Arte
Cidade/Ano: Lisboa/2010
Edição: CFCUL/FdS
Número de páginas: 151
ISBN: 978-97-27542-74-1


--o--

de SELENE



Ficha Técnica:
Título: de Selene
Texto: João Araújo
Fotografia: João Araújo e Carolina Tenório
ISBN: 978-989-96953-0-6
Lisboa, Portugal 2010


--o--



A New Vision on Physis
Eurhythmy, Emergence and Nonlinearity


Edited by
J. R. Croca and J. E. F. Araújo




The present collective book aims to be a manifest for a new way to look at the natural phenomena. A global new approach with innovative radical conceptual tools is proposed in order to overcome the traditional physics based on the Cartesian linear model which has shown evident signs of exhaustion and wornness.

This complex new approach assumes that, in general, the whole is different from the sum of the constituent parts and that a minute action may, under certain conditions, give origin to a huge reaction. So, in general, there is no direct relationship between action and reaction. Furthermore, it assumes that the systems, relatively stable regions of the basic chaotic subquantum medium, are in permanent reciprocal interaction modifying therefore the interacting medium and being modified at the same time. The essentially nonlinear mathematical formulation of this complex new Physics is mainly done through the organizing principle of Eurhythmy.

This work comes as a result from the long, continued and enlightening discussions among the members of the Research Group on Foundation of Quantum Physics of the Center for Philosophy of Science of the University of Lisbon, a group devoted to the study of the Natural Philosophy. Each researcher of the team has contributed with its own part, according to his particular view and formation, to the body of present Manifest.


Book Details

Title: A New Vision on PHYSIS - Eurhythmy, Emergence and Nonlinearity
Orgs.: J. R. Croca and João Araújo
City/Year: Lisbon/2010
Edited by: CFCUL
Page Numbers: 416
ISBN: 978-98-98247-15-5






CONTENTS


1- FOREWORD
2- HYPERPHYSIS - THE UNIFICATION OF PHYSICS (J. R. Croca)
3- PRELIMINARY RESULTS FROM COMPUTER SIMULATIONS OF ELEMENTARY PARTICLE INTERACTIONS AS AN APPLICATION OF THE PRINCIPLE OF EURHYTHMY (M. Gatta)
4- ELEMENTARY NONLINEAR MECHANICS OF LOCALIZED FIELDS (A. Rica da Silva)
5- SYMMETRY GENERATED SOLUTIONS OF A NONLINEAR SCHRÖDINGER EQUATION (A. Rica da Silva)
6- INVESTIGATING THE INFINITY SLOPE IN A NONLINEAR APPROACH (J. E. F. Araújo)
7- SOME FUNDAMENTALS OF PARTICLE PHYSICS IN THE LIGHT OF HYPERPHYSIS (J. R. Croca and M. M. Silva)
8- A PHYSICAL THEORY ON THE COMPLEX AND THE NONLINEAR. A CARTOGRAPHIC PERSPECTIVE (J. E. F. Araújo)
9- SOME PRINCIPLES OF PHILOSOPHY OF PHYSICAL NATURE (J. L. Cordovil)
10- THE CRISIS IN THEORETICAL PHYSICS SCIENCE, PHILOSOPHY AND METAPHYSICS (R. N. Moreira)
11- ON EURHYTHMY AS A PRINCIPLE FOR GROWING ORDER AND COMPLEXITY IN THE NATURAL WORLD (G. Magalhães)
12- BETWEEN TWO WORLDS. NONLINEARITY AND A NEW MECHANISTIC APPROACH (G. C. Santos)
13- THESES TOWARDS A NEW NATURAL PHILOSOPHY (P. Alves)
14- THE CONCEPT OF TIME (J. R. Croca and M. M. Silva)


--o--


Colombinas, Arlequins e Pierrôs 
visitam o Carnaval Pernambucano




Este livro pretendeu realizar um passeio pelo lirismo das letras de frevo-de-bloco, sob a ótica das encantadoras personagens da Commedia dell'Arte, especialmente, a colombina, o arlequim e o pierrô. O livro foi concebido para ser uma espécie de representação bibliográfica de uma agremiação carnavalesca (um Bloco Carnavalesco Lírico), razão esta que fez o autor convidar uma personalidade para "abrir alas" a cada um dos capítulos que se seguem.

O livro também contém a análise literária de algumas composições de autores diversos, além de um pouco da história do carnaval pernambucano e das personagens da comédia italiana acima referidas.

O autor agradece à carinhosa participação de Aldemar Paiva, Dalva Torres, José Ricardo Paes Barreto, Júlio Vilanova, Larissa Dueire, Leonardo Viana, Margarida Pereira, Pedro Dueire, Renato Phaelante e Samuel Valente.


Ficha técnica: 
Título: A Commedia dell'Arte no Lirismo do Carnaval de Pernambuco
Autoria: João Araújo
Cidade: Recife /Ano: 2005
Editora: Baraúna
Número de páginas: 168
ISBN: 978-85-98152-14-5
--o--


Sinfonia Carnavalesca



Este livro pretende ser uma alegre e descontraída coletânea de textos versando sobre as inúmeras particularidades do festejo de Momo. Por essa razão, intitulado Sinfonia Carnavalesca, o presente volume traz uma diversidade de temas dentro do universo carnavalesco, possibilitando ao leitor reviver os carnavais passados e se reportar, também, para os dias atuais, numa sinfonia perfeita que o próprio carnaval sabe proporcionar. 


Entre os autores, temos artigos de: Alderly Carvalho, Andréia Oliveira, Arquiles Petrus, Carolina Tenório, Cirinéa Amaral, Daniela Queiroz, Eraldo Alves Leite, Geraldo Laurentino, Hugo Sarango, Inez M. Tenório, Leny Amorim, Luiz Gonzaga de Castro, Marcos André, Margarida Pereira, Maria de Fátima Lucena, Maria José Arimatéia, Marindalva Almeida, Robevânia Virgens e Sérgio F. Brandão.

Ficha técnica: 
Título: Sinfonia Carnavalesca
Organizadores: Dalva Torres e João Araújo.
Cidade: Recife / Ano: 2006
Editora: Baraúna
Número de páginas: 206
ISBN: 978-85-98152-29-3

--o--


100 Anos de Frevo



Para o centenário do Frevo, foi lançada esta publicação que reúne 150 pequenas biografias de poetas-compositores que defenderam e defendem a música carnavalesca. Obviamente, este trabalho de pesquisa não pretendeu esgotar o assunto, mas apenas apresentar uma visão panorâmica que, mesmo parcial, dá a conhecer um pouco dos valores que permeiam o cenário autoral do entrudo.



Ficha técnica: 
Título: 100 Anos de Frevo - uma viagem nostálgica com os mestres das evocações carnavalescas
Autores: João Araújo, Margarida Pereira e Maria José Gomes.
Cidade: Recife / Ano: 2007
Editora: Baraúna
Número de páginas: 287
ISBN: 978-85-98152-42-0

Outros Contatos

Veja Links para matérias de João Araújo:

- Um itinerário crítico para o imaginário de Mafalda Veiga:
Decomposição de um cancioneiro através da imaginação da matéria
in Germina - Revista de Literatura e Arte. (link para o artigo)