Release

PERCURSO ARTÍSTICO:

João Araújo nasceu na Cidade do Recife, Brasil. Em essência, o seu trabalho consiste em explorar as múltiplas possibilidades criativas da “palavra” no que diz respeito à forma, aos gêneros textuais, às expressões artísticas diversas. Tem atuado na música, poesia, conto, crônica e ensaio.

Como compositor e letrista, João Araújo traz nas suas obras iniciais uma forte influência das manifestações musicais pernambucanas, desde as sonoridades regionalistas do xote, baião, toada, embolada e côco, às nuances carnavalescas do frevo, caboclinho, maracatu, boi-de-carnaval e até do samba-enredo. Numa perspectiva mais universal, também compõe outros gêneros como a valsa, o samba, o choro, o bolero e a música pop. A tendência atual do seu fazer criativo como compositor é a de mesclar o regional com o universal, gerando composições que possibilitem melhor a utilização de recursos tecnológicos tanto na instrumentação musical de base quanto na sonoridade de efeitos eletrônicos.

Participou da produção independente de 07 CD´s, onde atuou de maneira diversa como idealizador, produtor, pesquisador fonográfico, autor e fotógrafo. A citar, os títulos:

  1. Um Bloco em Poesia (2000); 
  2. Inspirações (2001); 
  3. Pernambucarnaval (2003); 
  4. Verso & Canção (2003); 
  5. Valsas Pernambucanas (2004) 
  6. CD 10 Anos de Poesia (2011)
  7. Um Bloco em Poesia – 15 Anos (2015)

Além disso, atuou conjuntamente em projetos com artistas como, por exemplo, Luciano Magno (produtor e músico), Dalva Torres (cantora), Bozó (violonista), Elyanna Caldas (pianista), Bráulio de Castro (compositor), Fátima de Castro (compositora, cantora e violonista), Pedro F. Sousa (compositor e músico), Adalberto Cavalcanti (bandolinista) e Walmir Chagas (ator). Em shows, apesentou-se como percussionista, dando atenção maior ao pandeiro, seu instrumento preferido, sobre o qual elaborou um método de iniciação instrumental, em nível básico.

Como ensaísta, além de alguns artigos publicados, realizou pesquisas que renderam os seguintes livros:


  1. A Commedia dell´Arte no Lirismo do Carnaval de Pernambuco (2005, autoria); 
  2. Sinfonia Carnavalesca (2006, organização conjunta com Dalva Torres); 
  3. 100 Anos de Frevo – Uma viagem nostálgica com os mestres das evocações carnavalescas (2007, em có-autoria com Margarida Pereira e Maria José Gomes); 
  4. As Cidades, os Castelos e a Onda: Diálogos Interdisciplinares em Calvino, Escher e Bohr (publicado em Lisboa, Portugal). Atualmente, divulga o seu trabalho pela Europa. 


PERCURSO ACADÊMICO:

Iniciou o seu percurso acadêmico no curso de Graduação em Física pela Universidade Federal de Pernambuco. Concluiu também o Mestrado pela mesma instituição, tendo sido orientado pelo Professor Antônio Murilo na área da Física da Matéria Condensada, com especialização na Teoria dos Sistemas Mesoscópicos. Em Recife, defendeu a tese: Estatística de Autovalores de Transmissão para Pontos Quânticos: uma Abordagem Supersimétrica. Depois do Mestrado, seus interesses pelo campo das Humanidades e das Artes, aos poucos, foram ganhando mais espaço. Neste contexto, ainda em Recife, realizou uma Especialização em Literatura Brasileira na UFPE, onde escreveu a monografia: A Commedia dell’arte no Lirismo do Carnaval de Pernambucoum trabalho voltado para o estudo da cultura popular de Pernambuco.

Motivado para realizar um trabalho interdisciplinar entre a Ciência e as Artes, mudou-se para Portugal em novembro de 2005 e concluiu o Mestrado em Criações Literárias Contemporâneas na Universidade de Évora, defendendo a Tese As Cidades, os Castelos e a Onda: Diálogos Interdisciplinares em Calvino, Escher e Bohr.

Mudou-se para Lisboa em 2008, onde trabalhou no campo da Filosofia das Ciências, especialmente da Física, como membro integrado do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa. Neste Centro, esteve associado à Linha de Investigação das Ciências da Natureza e ao projeto Fundamentos Filosóficos da Física Quântica, onde publicou vários artigos e, particularmente, foi có-editor, juntamente com o Físico J. R. Croca, do livro A New Vision on Physis - Eurhythmy, Emergence and Nonlinearity. Também trabalhou investigando soluções numéricas de Equações Diferenciais de Schrödinger Não-Lineares.

No final de 2011 se muda para a Alemanha e em 2012, já morando na cidade de Göttingen, trabalhou como Físico no Instituto Laser-Laboratorium Göttingen, onde realizou trabalhos de simulações e cálculos numéricos com os Finite Element Methods na resolução de problemas de Eletrodinâmica. Tais cálculos foram realizados e elaborados no software Wolfram Mathematica.

Em geral, os seus interesses na área da Física giram em torno da Filosofia da Física, da Física e da Matemática Não-Lineares, da Wavelet Analysis, da Complexidade e do Caos.


TRABALHOS EM EMPRESAS ALEMÃES

Em 2013 foi contratado pela empresa Micromata, na cidade de Kassel, para trabalhar como Data Scientist e Físico em dois projetos financiados pelo Ministério de Pesquisa e Desenvolvimento do Governo alemão. Trabalhou dando suporte e esclarecimento técnico aos desenvolvedores de software e na concepção, implementação e validação de Métodos de Machine Learning.

Também utilizou e domina as linguagens de programação Java, Python e R (software de Análise estatística) executando trabalhos no campo da Análise de Dados, Exploratory Data, Reproducible Research, Preprocessing, Redução de Dimensão de Dados (como, por exemplo: PCA, Pseudo-Voigt-Profile e Wavelet), Denoising (Blur, Wavelets, Fourier, Spline), Statistical Inference e Regression Models (Linear Regression, Logistic Regression). 

Outros Contatos

Veja Links para matérias de João Araújo:

- Um itinerário crítico para o imaginário de Mafalda Veiga:
Decomposição de um cancioneiro através da imaginação da matéria
in Germina - Revista de Literatura e Arte. (link para o artigo)