quinta-feira, 15 de setembro de 2016

CD "RIVAL DO DESTINO": a Produção



Loja Passa Disco: aqui
Passa Disco Store: here

CD "RIVAL DO DESTINO": a Produção

Em linhas gerais a produção de um CD pode ser dividida em três partes: produção executiva, produção musical e produção artística. Apesar disso não ser tudo na produção de um CD, me restringirei a esses pontos para desenvolver o meu raciocínio. Além disso, como eu realizei boa parte da produção executiva e artística do meu novo CD Rival do Destino, passo a um breve relato sobre a produção musical do mesmo, que foi realizada de uma forma não convencional.

Este CD é composto por um repertório complexo, por ser eclético. Possui 18 canções entre os gêneros: samba, bossa-nova, jazz, frevo-canção, frevo-de-bloco, samba-choro, música instrumental, música pop e música de viola. Das 18 canções, 14 arranjos musicais ficaram por conta do músico e arranjador Bozó do 7 Cordas (que também é meu parceiro musical em algumas faixas deste trabalho). Os outros 4 arranjos musicais são assinados pelos seguintes arranjadores: João Araújo MG (que é meu xará e parceiro musical na música Flor Galega), Chico Medori (integrante do Grupo Medusa e autor do arranjo de Manhã Feliz, um jazz que compus em parceria com Márcio Resende), Pedro F. Sousa (meu parceiro musical de Portugal que assina comigo o arranjo e a composição Meu Tom) e Elton Sarmento (arranjador da composição Memórias da Imprensa).

Além disso, o CD Rival do Destino foi gravado em diferentes momentos e distintos Estúdios de Gravação. Em suma, o CD passou por: 2 Estúdios em Recife, 1 Estúdio em São Paulo, 1 Estúdio em Minas Gerais, 1 Estúdio em Lisboa (Portugal) e 1 Estúdio em Kassel (Alemanha). Todo esse processo levou alguns anos para ser realizado. Isso gerou uma demanda de energia enorme, de forma a conseguir alcançar o resultado final. O CD por fim foi finalizado pela empresa "Viola Urbana" sediada em Minas Gerais tendo também uma distribuição nacional e pela Europa. 

Foi uma grande jornada, muito trabalhosa e cansativa, mas o esforço valeu à pena! A receptividade do público está sendo muito gratificante. As músicas estão alegrando e tocando muitos corações, especialmente daqueles que curtem e são fãs da música brasileira. Este CD é um tributo à nossa música!


Outros Contatos

Veja Links para matérias de João Araújo:

- Um itinerário crítico para o imaginário de Mafalda Veiga:
Decomposição de um cancioneiro através da imaginação da matéria
in Germina - Revista de Literatura e Arte. (link para o artigo)