domingo, 1 de fevereiro de 2015

Carnaval de Pernambuco: Meu Principado

foto extraída do Blog do Coral Edgard Moraes

Na data comemorativa dos 25 anos de fundação do Coral Edgard Moraes, eu e o meu parceiro Luciano Magno elaboramos uma composição chamada Meu Principado. Para criar o poema, eu me coloquei no lugar das integrantes do referido Coral, que são herdeiras do compositor Edgard Moraes e do seu irmão, o Raul Moraes. Ambos legaram obras musicais de um lirismo ímpar para Pernambuco. Portanto, o texto fala dessa herança musical que elas receberam dos irmãos Moraes. A nossa composição, depois, foi gravada no CD Cantos & Encantos, recebendo um arranjo do Luciano Magno e sendo interpretada por Valéria Moraes e pelo Coral Edgard Moraes. Aqui, segue o poema que gerou a nossa composição:


 MEU PRINCIPADO
João Araújo e Luciano Magno


Cresci ouvindo o canto trovador
Do principado dos irmãos Moraes,
Meus ancestrais, que a Lira tanto amou,
Tecendo as suas rendas musicais...

Carrego a Lua, a Noite e o Arrebol
São meus flabelos e a feminina luz
Que eu liberto aqui de dentro é Sol,
Esse cantar, que só o amor produz...

Eu sou Saudade, Aurora contumaz,
Com o Marco Zero do meu coração,
Revejo a minha gente, e é bom demais,
Que chega a gente chora de emoção...

Eu sou a praça que se dá as mãos,
Sou a fusão da força com a paz,
Reinventando um Bloco sem cordão,
Pra além da glória desses carnavais...


foto extraída do Blog do Coral Edgard Moraes

Outros Contatos

Veja Links para matérias de João Araújo:

- Um itinerário crítico para o imaginário de Mafalda Veiga:
Decomposição de um cancioneiro através da imaginação da matéria
in Germina - Revista de Literatura e Arte. (link para o artigo)