Produção Fonográfica

CD Um Bloco em Poesia - 15 Anos







CD 10 Anos de Poesia






10 ANOS DE POESIA E UM ETERNO TRIBUTO

Como numa corrida sadia, sem disputa… Como numa passagem dos genes sem minuta… Como numa música que nas profundezas da mente se escuta… Um gingado magano dilui-se nas querelas-benditas dos becos bêbados de frevos, de sambas, de choros, de cada eternidade-carnaval que se manifesta nesses Arrecifes de Coraisções. As ruas, os blocos, as canções… Cansadas de guerras líricas e maracaturizadas nos suores-tambores que o tempo não vence nunca o ressoar – nem quando, um dia, a matéria deixar a alma solta frevar-se desvairada pelo abstrato – sobem, do peito aos olhos, as lágrimas, cabendo as dores todinhas (expurgando-as), bem como as alegrias extraídas das ansiedades de se não mais querer parar. Um frevo-salto-paraíso-proibido, em décadas a rasgar pernas-tesouras pelos ares e mil sacis de raça forte e sangue quente, relança as misturas e recriações que vão das serenatas boêmias e do metal militar, à afoiteza de um jazz bem-vindo, metendo o bedelho onde sonhava sempre, esbaforido, suar.

Lutou e luta muito o frevo, negro-velho da poeira e da praça, da libertinagem de que a carne humana, sedenta, é feita, num cai-não-cai maloqueirado. A busca, a lasca, o arrocho, o arretado!… Os clarins desse borbulhar corruptelado gritam de ponta-de-pé-de-moleque, preto-multi-branco-misturado, contra as indiferenças e desinteresses ralos. O frevo, zás-de-sombrinha!, vai seguindo, imparável, no andar cortejado, no erguer do flabelo, no evoluir da pastora, no vôo do gato, no bote da cobra. Espalha o seu veneno venerado. Com a musicalíssima raiz sua, ele deixa o legado a um amanhã de compositores-de-fé, de Dudas (impecável-de-sobra); de Nascimentos-vigorosos (com bem merecida nacionalidade adquirida do País do Frevo: cidadão-frevo-rebuscado); de um Galo, único e agigantado, que rompe qualquer limite imaginado; de Blocos Líricos sempre reinventados; de príncipes Moraes e Ferreiras e Santiagos…

De coisa básica é feito, o frevo, de um amolengado da gota serena é constituído; de uma malandragem de caçarola de feira. De palafita, um fino arrastado. De prego, um furo-aventurado… Vai brigando com gente grande, menino danado! O FREVO é gingante. Vai vencendo. Nunca derrotado. Sempre será vilão-imaculado, porque o peito bate em binário. Já repararam?! Pode vir a malícia dos modismos, no aproveitamento dos ilícitos atos, pode vir o que for achado. A raça do frevo é herança infindável. Vai continuar na luta como sempre tem continuado: abençoado.

Este CD comemorativo dos 10 anos da Trupe Lírico-Musical Um Bloco em Poesia é um tributo a todas as manifestações culturais de Pernambuco, especialmente ao Frevo.


Ficha técnica: 
Título: 10 Anos de Poesia
Ano: 2010
Selo: LG

Repertório:
01 - A MAGIA DOS ETERNOS CARNAVAIS (João Araújo / Dalva Torres) Coral um Bloco em Poesia
02 - RUAS, BLOCOS E CANÇÕES (João Araújo / Luciano Magno) André Rio e Coral um Bloco em Poesia
03 - MONUMENTO ARMORIAL (João Araújo / Adalberto Cavalcanti) Coral um Bloco em Poesia
04 - JARDIM DAS PASSARELAS (João Araújo / Dalva Torres) Coral um Bloco em Poesia
05 - MOTO CONTÍNUO (João Araújo / Luciano Magno) Gustavo Travasso e Coral um Bloco em Poesia
06 - RETALHOS DE UM BLOCO (João Araújo / Evane Sarmento) Coral um Bloco em Poesia
07 - ALÔ, ALÔ RECIFE (João Araújo / Dalva Torres) Coral um Bloco em Poesia
08 - ESTANDARTE POESIA (João Araújo / Adalberto Cavalcanti) Coral um Bloco em Poesia
09 - FREVO E PAIXÃO (Luiz Guimarães) Bruno Simpson
10 - FUNDAMENTOS DA SAUDADE (João Araújo / Dalva Torres) Dalva Torres
11 - A LUZ DOS BLOCOS (João Araújo / Luciano Magno) Luciano Magno e Coral um Bloco em Poesia
12 - BRINCANTES DO CAVALO MARINHO (João Araújo / Dalva Torres) Coral um Bloco em Poesia
13 - RAÍZES DO CINEMA NACIONAL (João Araújo / Dalva Torres) Coral um Bloco em Poesia
14 - MEU FREVO (João Araújo / Samuel Valente) Silvério Pessoa
15 - SENHORA DAS ÁGUAS (João Araújo / Dalva Torres) Ed Carlos e Banda Sinfônica do Recife
16 - DÉCIMA DO FREVO (João Araújo) Renato Phaelante



Pernambuco do Frevo... e da Valsa



O conteúdo deste CD pode ser dividido em duas partes: a primeira diz respeito a uma pesquisa fonográfica com o critério de fazer um levantamento de compositores pernambucanos já falecidos e com uma importância e colaboração significativa no plano artístico-musical do Estado. Neste grupo, os nomes selecionados, para este Volume 1, foram Capiba, Nelson Ferreira, Levino Ferreira e Edgard Moraes. É importante destacar que estes nomes, comumente, são relacionados pelo público menos especializado, como compositores de frevo. Uma das intenções da pesquisa, assim, foi alertar para esta lacuna de um (re)conhecimento superficial da potencialidade, versatilidade e universalidade dos referidos autores.

Na segunda parte da pesquisa, pretendeu-se trazer à luz, autores vivos que participam ativamente do cenário atual do Estado. Assim, tem-se composições do Maestro Duda, Nuca, Bozó, Adalberto Cavalcanti e João Araújo.

Os critérios óbvios que relacionam esses dois grupos de compositores, dá título ao projeto, isto é, compositores pernambucanos, autores do gênero valsa. Uma particularidade para destaque neste CD é o seu encarte que foi refinadamente preparado com as partituras e as cifras de todas as composições, além das letras de algumas delas. Todas as gravações são comentadas por personalidades do meio artístico, nomeadamente Joel Nascimento (bandolinista e compositor), Sérgio Prata (músico e pesquisador), Luzilá Gonçalves (escritora), Renato Phaelante (pesquisador musical e compositor), Samuel Valente (compositor e historiador), Pedro Aragão (bandolinista e pesquisador), Hermínio Bello de Carvalho (compositor e produtor), Maurício Carrilho (violonista e compositor), José Mário Austregésilo (jornalista), Edécio Lopes (radialista e pesquisador musical), Nenéu Liberalquino (regente, compositor e violonista) e Sérgio Campelo (diretor artístico do SaGRAMA, músico e arranjador).


Ficha técnica: 
Título: Valsas Pernambucanas
Ano: 2005
Editora: Independente
Repertório:

01) Simone (Adalberto Cavalcanti)
02) Voando aos Céus (Edgard Moraes)
03) Buquê de Flores (João Araújo/Adalberto Cavalcanti) com Geraldo Maia

04) Consumação (Levino Ferreira)
05) Clube Português (Capiba)
06) Patinando sobre o Gelo (Adalberto Cavalcanti)
07) Que Seja Sempre um Sol (João Araújo/Adalberto Cavalcanti) com Expedito Baracho/Cláudia Beija
08) Uedja (Bozó do 7 Cordas)
09) Vininha (Nuca)
10) Bodas de Pérola (João Araújo/Adalberto Cavalcanti) com Irah Caldeira
11) Gizelle (Maestro Duda)
12) Diga-me (Nelson Ferreira)

---o---


Um Pouco de Verso & Canção



Com o CD Verso & Canção pretendeu-se seguir a trilha deixada por toda uma forma peculiar de expressão regional brasileira, desde os cantadores de viola, aos poetas populares e cantos religiosos entoados pelas vozes femininas da terra. Toda esta tradição, sofreu a configuração inicial, principalmente de Luiz Gonzaga, em princípios do século XX. Encontrava-se, assim, fórmulas eficazes de comunicar o falar do nordestino, suas crenças, seus sotaques, manias e timbragens variadas, através da modelação e modulação rítmica e harmônica de gêneros musicais, naquela época, em adaptação e adequação aos padrões comerciais fonográficos: o xote, o baião, a toada, a embolada, etc.

Enquadrando-se neste contexto, o CD Verso & Canção contém composições inéditas de João Araújo, Adalberto Cavalcanti e parceiros convidados, expressando uma parcela da linguagem da nossa gente. Os Versos traduzem o falar simples do povo, e ganham vida em singelas Canções com arranjos suaves, autênticos e telúricos. A produção artístico-musical ficou por conta da cantora Dalva Torres e do violonista Ewerton Brandão (Bozó). O CD também contou com a participação especial de Aldemar Paiva, Henrique Annes, Coral Edgard Moraes, Ivan Ferraz, Nena Queiroga, Arlindo dos Oito Baixos e Walmir Chagas, entre outros.


Ficha técnica: 
Título: Verso e Canção
Ano: 2003
Editora: Independente
Repertório:
01) Verso e Canção (João Araújo/Adalberto Cavalcanti) com Maciel Melo - xote
02) Trinta de Fevereiro (Adalberto Cavalcanti/Xico Bizerra) com Dalva Torres - baião
03) Loa Morena (João Araújo/Adalberto Cavalcanti) com Daniel de Caruaru - xote
04) Boneca de Barro (João Araújo/Bozó 7 Cordas) com Diego Reis - xaxado
05) A Matutada (Adalberto Cavalcanti) com Adalberto Cavalcanti - quadrilha matuta
06) Por Trás Daquela Serra (João Araújo) com Dalva Torres - toada
07) Sem Conversa (João Araújo/Adalberto Cavalcanti) com Jesuíno - xote
08) Vida de Caboclo (Adalberto Cavalcanti) com Walmir Chagas - samba matuto
09) Evoé! Viva São João! (João Araújo/Chico Nunes) com Nena Queiroga - xaxado
10) Miolo de Pote (Adalberto Cavalcanti/Heleno Ramalho) com Dalva Torres - xote
11) Velho Ribeirão (João Araújo/Adalberto Cavalcanti) com Inajá Moraes e Coral - baião
12) Estrada Prateada (João Araújo/Adalberto Cavalcanti) com Daniel de Caruaru - toada
13) Segredos do Sertão (João Araújo/Adalberto Cavalcanti) com Ivan Ferraz - xote
14) Cabeça Côco (João Araújo/Adalberto Cavalcanti) com Walmir Chagas - côco
15) No Forró de Arlindo (Adalberto Cavalcanti) com Arlindo dos 8 Baixos - forró
16) Agreste Mulher (João Araújo) com Aldemar Paiva e Henrique Annes - poema



---o---





O Nascimento de um Bloco em Poesia



O Carnaval de Pernambuco convida as pessoas a aportarem num espaço com muitas cores, sonoridades diversas, lampejos de danças ancestrais, alegorias fantásticas, impressões regionalistas e sutilezas universais, dos quais muito orgulham os anfitriões e satisfazem os prazeres e desejos dos convidados. 

Em meio a essa dinâmica cultural, estão os Blocos Carnavalescos Líricos que começaram a marcar presença nas primeiras décadas do século XX. De lá para cá, o movimento sofreu altos e baixos, aprimoramentos, adaptações e reformulações, na teoria e na prática. O panorama, a partir da década de 1990, é o de expansão, com a fundação de muitas agremiações deste gênero (ver lista de algumas delas ao fim deste texto). Expressam, em sua maioria, requinte, lirismo e suavidade através das fantasias que os participantes vestem e evoluções que fazem nos desfiles, da música que a orquestra de pau-e-corda toca e das letras que os poetas escrevem e ganham vida através da entoação de um coro mesclado, com ênfase na timbragem feminina. 

Dentro dessa perspectiva, Um Bloco em Poesia foi criado por um grupo de amigos músicos, poetas, cantores, profissionais liberais e boêmios, para homenagear todos os Blocos Líricos até então existentes, bem como aqueles que surgiram e surgirão no futuro. A expressão Um Bloco em Poesia, ao mesmo tempo que representa um Bloco específico com identidade e características próprias, contém um significado que intensiona distinguir e despertar para, especificamente, esse tipo de agremiação, já que no carnaval pernambucano coexistem os inúmeros gêneros agremiativos distintos, como já relatamos anteriormente. O CD Um Bloco em Poesia, surgiu nesse contexto de louvor e preservação cultural, com frevos-de-bloco inéditos e que hoje vibram através da brisa da cidade, ao olhar da correnteza suave do rio Capibaribe, e ricocheteiam pelos becos e ruelas históricos do Recife Antigo. 

Alguns dos Blocos Líricos, de todas as gerações, em atividade:

- Bloco da Saudade
- Bloco Eu Quero Mais
- Bloco das Flores
- Bloco Cordas e Retalhos
- Bloco Flor do Eucalipto
- Bloco Flor da Vitória Régia
- Bloco O Bonde
- Bloco Esperança
- Bloco Aurora de Amor
- Bloco Pierrôs de São José
- Bloco da Amizade
- Bloco Flor da Lira de Olinda
- Bloco das Ilusões
- Bloco Banhistas do Pina
- Bloco Batutas de São José
- Bloco Madeira do Rosarinho
- Bloco Inocentes do Rosarinho
- Bloco Pirilampos de Tejipió
- Bloco Flor da Lira
- Bloco do Amor
- Bloco Confete e Serpentina
- Bloco Alvorada dos Clarins
- Bloco Pintando o Sete
- Bloco Paraquedista Real
- Bloco Sinta Azul
- Bloco Juventude Lírica do Cabo
- Um Bloco em Poesia 



Ficha técnica: 
Título: Um Bloco em Poesia
Ano: 2000
Editora: Independente
Repertório:

01) Cinzas de Saudade (João Araújo/Adalberto Cavalcanti) com Dalva Torres
02) Desencontro (Adalberto Cavalcanti/Heleno Ramalho) com Walmir Chagas
03) Reconstruindo as Emoções (João Araújo/Adalberto Cavalcanti) com Dalva Torres
04) No Cordão das Ilusões (Adalberto Cavalcanti/Heleno Ramalho) com Diego Reis
05) E o Bloco Passou... (Adalberto Cavalcanti/Heleno Ramalho) com Dalva Torres
06) Postal (Adalberto Cavalcanti/Heleno Ramalho) com Dalva Torres
07) Recordações (João Araújo/Adalberto Cavalcanti) com Dalva Torres
08) O Bandolim e o Poeta (João Araújo/Adalberto Cavalcanti) com Walmir Chagas
09) Cidade Poesia (Adalberto Cavalcanti/Aldemar Paiva) com Dalva Torres
10) Estão Voltando os Blocos (Adalberto Cavalcanti/Fátima de Castro) com Dalva Torres
11) Portal da Alegria (João Araújo/Adalberto Cavalcanti) com Inajá Moraes e Coral
12) Evocação a Marco Cesar (Adalberto Cavalcanti/Dalva Torres) com Dalva Torres
13) Fantasia de Rei (João Araújo/Adalberto Cavalcanti) com Dalva Torres


---o---


Pernambuco + Carnaval = Alegria Geral



A música e os valores pernambucanos sempre marcaram presença no cenário cultural do nosso país. Grandes nomes deixaram sua marca, impressionando e influenciando de forma determinante, músicos, compositores e cantores de todas as partes. A variedade das correntes rítmicas, especificamente, carnavalescas, é enriquecedora da alma e chama a atenção para um brilho intenso focalizado num mesmo espaço geográfico. Praças acolhendo Orquestras de Frevo e Blocos Líricos; ruas e becos amparando Cabocolinhos e Maracatus; subúrbios reverenciando Escolas de Samba, Bois e La Ursas;  prédios tombados assistindo a Troças, Clubes, Palcos, Sonhos e Fantasias. A alegria é grande e não é menor a quantidade de cores, sons e de gente.

Diante deste mosaico carnavalesco, a realização deste Pernambucarnaval é uma tentativa de traduzir um pouco a diversidade das manifestações. Uma viagem alegremente séria pelos ritmos dos festejos de Momo. O CD é o resultado de, talvez, a 1ª Cooperativa Artística não Governamental do Estado de Pernambuco, idéia esta que acaba por valorizar não somente aqueles que já possuem um certo reconhecimento na mídia, mas também os que sempre trabalharam nos bastidores das apresentações e, ao fim, contribuíram significativamente para a realização de um grandioso espetáculo. O CD reúne um cancioneiro inédito com 18 obras abrindo-se à satisfação e à euforia dos variados foliões. Um pequeno contributo para mostrar a qualidade artística e folclórica da terra, realizado por uma parceria entre Um Bloco em Poesia e aMangaba Produtos.



Ficha técnica: 
Título: Pernambucarnaval - uma viagem pelos ritmos do carnaval pernambucano
Ano: 2003
Editora: Independente
Repertório:

01) Estandarte Poesia (João Araújo/Adalberto Cavalcanti)
02) Novo Recife (Laércio Fagundes)
03) Casabalada (Walmir Chagas/Sílvio Romero)
04) La Ursa Mirim (Maestro Forró)
05) Retratos do Nordeste (João Araújo/Adalberto Cavalcanti)
06) Frevando em Pernambuco (Kayto/Walmir Chagas/João Araújo)
07) Mestre Tenório (Romero Bonfim)
08) Reamar e Beira-mar (Bernardino José)
09) Bacia d'Água (Bráulio de Castro)
10) Festa na Tribo (Flávio Suoza)
11) Revassoura (Walmir Chagas/Sílvio Romero)
12) Pra Você, Jonas (Antonio Melo)
13) O Astronauta e a Pastora (João Araújo/Walmir Chagas)
14) Recife Tem (Francisco Amâncio)
15) Boi de Carnaval (João Araújo/Walmir Chagas)
16) Dadinha no Passo (Francisco Amâncio)
17) Imensos Cordéis (João Araújo)
18) Alegre Despedida (Adalberto Cavalcanti/Heleno Ramalho)



Outros Contatos

Veja Links para matérias de João Araújo:

- Um itinerário crítico para o imaginário de Mafalda Veiga:
Decomposição de um cancioneiro através da imaginação da matéria
in Germina - Revista de Literatura e Arte. (link para o artigo)